sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Formatos de ficheiros de imagem

A informação de imagens podem ser armazenados em vários formatos, como por exemplo:

- BMP (Bitmap)

- GIF (Graphics Interchange Format)

- JPEG (Joint Photographic Experts Groups)

- PDF (Portable Document Format)

- PNG (Portable Network Graphics)

- TIFF (Tagged Image File Format)



Bitmap (BMP):
É o formato mais comum, utilizado pelo paint do windows pro exmplo, e de momento não existe formas de compressão deste.

GIF (Graphics Interchange Format):
Formato de compressão sem perdas, ocupam um pequeno espaço no computador e são perfeitos para desenvolvimento de páginas de web. Não suporta mais que 256 cores 8 bits de cor) e o seu sucesso na web deve-se particularmente à sua animação, transparência e ao entrelaçamento.

JPEG (Joint Photographic Experts Groups):
Fromato muito popular para a compressão de ficheiros, tem vários niveis de compressão com perdas o que faz a imagem perder qualidade. A compressão destes baseia-se na eliminação de informação redundantes e insignificantes.

PDF (Portable Documents Format):
Este formato foi criado pelo programa Adobe Acrobat. Usado maioritariamente para comprimir e converter de forma substancial documentos de texto e imagens quando existe a necessidade de enviar o documento em questão para outro computador, que será capaz de abrir este se tiver instalado o Adobe Reader.

- PNG (Portable Network Graphics)
Formato com compressão sem perdas, este substitui o formato GIF na web, suportando até 48 bits de cor, não comportando no entanto a animação.

- TIFF (Tagged Image File Format)
Muito utilizado em programas de bitmap de pintura e ediçao de imagem e também com softwares de digitalização. Este formato não tem compressão sendo o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MIT App inventor

Neste período estivemos a trabalhar no MIT a programar. Isto foi um pouco tediante, mas aprendemos quase tudo sobre programar.