sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Fontes de texto

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de carateres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho . Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrita, fonte itálica. 

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped,  não pode imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.


As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.

Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk) ou gothik. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.

Exemplos de fontes serifadas são Times («profissional»), Courier («profissional») e Georgia («profissional»).


Exemplos de fonte não sarifada são Helvetica profissional») e Verdana («profissional»).

Vamos deixar uma nuvem de palavras que é uma imagem que destaca palavras e termos usados com maior frequência em textos, blogs ou base de dados:















Sem comentários:

Enviar um comentário

MIT App inventor

Neste período estivemos a trabalhar no MIT a programar. Isto foi um pouco tediante, mas aprendemos quase tudo sobre programar.